Sândalo na Perfumaria [§398]

sândalo na perfumaria, sândalo, sândalo natural, sandal sintético, nota olfativa de sândalo, matéria-prima sândalo, aroma de sândalo, estrutura da fragrância, pirâmide olfativa, nota olfativa, nota de saída, nota olfativa de saída, nota de coração, nota olfativa de coração, nota de fundo, nota olfativa de fundo, sândalo na fragrância, benefícios do sândalo, aromoterapia, perfume, parfum, perfumaria, fragrância, fragrance


Atualização: 25/02/2023 - 19:57 h


O sândalo na perfumaria é uma das matérias-primas com custo mais alto dentro da indústria de perfumaria. É uma árvore tropical cuja matéria-prima ganhou grande popularidade na indústria de perfumaria devido ao delicioso aroma da sua madeira. 

O uso ativo do sândalo na perfumaria levou o esgotamento de suas reservas mundiais, de modo que os absolutos, extratos, óleos e essências de sândalo ficaram com custo muito alto para a indústria de perfumaria. 

Em alguns países, foi proibida por lei a venda dos derivados dessa árvore tropical. Devido a isso, a quase totalidade da utilização do sândalo na perfumaria para a criação das fragrâncias e cosméticos são através da matéria-prima sintética.

Assim, de forma simplificada, conheça um pouco da matéria-prima sândalo...




Sândalo na Perfumaria








O Que É o Sândalo?



O sândalo é uma árvore tropical perene (ciclo de vida longo, expectativa de mais de 30 e poucos anos) originária da Índia e outras partes da Ásia. 

Atualmente, também é plantada em outros lugares do mundo, em especial em áreas tropicais.
 
sândalo na perfumaria, sândalo, sândalo natural, sandal sintético, nota olfativa de sândalo, matéria-prima sândalo, aroma de sândalo, estrutura da fragrância, pirâmide olfativa, nota olfativa, nota de saída, nota olfativa de saída, nota de coração, nota olfativa de coração, nota de fundo, nota olfativa de fundo, sândalo na fragrância, benefícios do sândalo, aromoterapia, perfume, parfum, perfumaria, fragrância, fragrance

Existem várias espécies diferentes de sândalo encontradas em todo o mundo, algumas produzindo uma madeira altamente aromática (chamada cerne) que retém sua fragrância por décadas. 

Entre as diferentes variedades, o sândalo indiano (Santalum album) e o sândalo australiano (Santalum spicatum ou Fusanus spicatus) são considerados os mais cobiçados e utilizados na indústria de perfumaria.

A árvore do sândalo, normalmente, pode atingir até um tamanho de 4 a 9 metros de altura, e entre suas variações, podendo chegar até 20 metros. 

Suas folhas são lanceoladas (forma de lança), com 10 a 15 cm de comprimento por 5 a 6 cm de largura, têm a nervura principal visível são verdes brilhantes na superfície superior. Suas flores são pequenas e amarelas em tons claros de roxo e sem cheiro.

A árvore do sândalo ao sofrer cortes exala de sua madeira um delicioso aroma.

Na Índia, o sândalo é uma árvore sagrada, e o governo a declarou como "propriedade nacional" para preservá-la da depredação à qual tem sido exposta.






Os Benefícios do Sândalo



Além do uso do sândalo na perfumaria, as suas propriedades maravilhosas são conhecidas e utilizadas desde os tempos antigos, há mais de 4.000 anos, e de acordo com a aromaterapia, o óleo essencial de sândalo é útil e recomendado para melhorar o humor, pois age diretamente no sistema nervoso central. 

Ele acalma a mente, a agitação e a ansiedade, sendo muito utilizado em casos de depressão. 

O uso do sândalo na aromaterapia também é recomendado para prevenir problemas respiratórios como, bronquite, asma e tosse. 

Devido ao seu efeito antisséptico, também é utilizado no tratamento e cicatrização de feridas, problemas estomacais e até em casos de hipertensão arterial. 

Outros benefícios trazidos pelo uso do óleo essencial de sândalo são: longevidade, bem estar, fortalecimento do sistema imunológico e restabelecimento da conexão espiritual da alma com o ser.

(*) Não use sem conhecimento e supervisão de um médico dermatologista ou de um aromaterapeuta.







O Sândalo na Perfumaria



As matérias-primas, naturais ou sintéticas, são um dos ingredientes utilizados para a formulação da fragrância do perfume e também de cosméticos. 

Os perfumistas combinam os ingredientes para criar e compor uma composição para uma fragrância original.

A matéria-prima natural de sândalo é processada pelo método de destilação a vapor da casca, da madeira ou miolo e das raízes da árvore do sândalo e, para o processamento, a árvore precisa ter no mínimo 30 anos.

A matéria-prima sintética, criada em laboratórios, é utilizada devido a sua menor agressão aos animais e ao meio ambiente. Pois, a utilização da matéria-prima natural do sândalo na perfumaria levou ao seu esgotamento. Além disso, a matéria-prima natural é cara levando a indústria de perfumaria a trabalhar com a forma sintética.




O Aroma de Sândalo



O aroma de sândalo é amadeirado, adocicado, refinado, exótico, balsâmico, leitoso, cremoso, energético e ao mesmo tempo calmante.







A Estrutura da Fragrância



A fragrância de um perfume, de forma simplificada, é criada com ingredientes à base de álcool, água, ingredientes químicos e aromáticos, podendo o último ser natural ou sintético e com uma infinidade de aromas.

sândalo na perfumaria, sândalo, sândalo natural, sandal sintético, nota olfativa de sândalo, matéria-prima sândalo, aroma de sândalo, estrutura da fragrância, pirâmide olfativa, nota olfativa, nota de saída, nota olfativa de saída, nota de coração, nota olfativa de coração, nota de fundo, nota olfativa de fundo, sândalo na fragrância, benefícios do sândalo, aromoterapia, perfume, parfum, perfumaria, fragrância, fragrance

A combinação de vários desses ingredientes aromáticos, de acordo com a criação do perfumista responsável, segue uma organização ou estrutura chamada de pirâmide olfativa, estando a mesma dividida em três grupos ou classes. O grupo da notas olfativas de saída, ou topo, ou cabeça. O grupo das notas olfativas de coração, meio ou corpo e o grupo das notas olfativos de fundo ou base.

O grupo das notas olfativas de saída são as primeiras a se sentir, são mais voláteis e passam a primeira impressão da fragrância do perfume. Duram poucos minutos, sendo que possuem características como leveza e frescor.

As notas olfativas de coração dão personalidade à fragrância do perfume e a evaporação é mais lenta.

As notas olfativas de fundo são as últimas a evaporarem, são de fixação intensa e muito menos voláteis. Promovem o calor e o peso à fragrância do perfume.






O Sândalo na Fragrância



A nota olfativa de sândalo é amplamente utilizada na perfumaria e, tradicionalmente utilizada no grupo de fundo olfativo da composição da pirâmide olfativa de uma fragrância devido a excelente propriedade de fixação.. Porém, de acordo com a composição da criação de uma fragrância, o perfumista criador da mesma, poderá fluir em um ou mais grupos da pirâmide olfativa.

O aroma do sândalo na perfumaria, resumidamente, possui um aroma amadeirado podendo se perceber outras nuances aromáticas. Mas, o aroma amadeirado é o mais forte e o mais predominante classificando a nota olfativa de sândalo em uma nota olfativa amadeirada pertencendo a família olfativa amadeirado com seus aromas e sensações olfativas amadeirada, quente, adocicado, refinado, envolvente, balsâmicocremoso, calmante, elegante, exótico, afrodisíaco e sensual, entre outros.

A nota olfativa de sândalo realmente atende as expectativas dos aromas e das sensações olfativas A reputação duradoura como afrodisíaco e, ao contrário de alguns outros óleos essenciais e substâncias que são creditados com propriedades semelhantes, o sândalo realmente atende a essas expectativas.

Atualmente os toques amadeirados nas fragrâncias dos perfumes estão valorizadas na perfumaria mais moderna.






12 DICAS PARA VOCÊ!

01. Um perfume original, assim como produtos mundialmente cadastrados, possui um código de barras (barcode) impresso na caixa, jamais em forma de adesivo ou etiqueta.
Caso tenha o código de barras (barcode) em etiqueta, desconfie da originalidade. Porém, algumas marcas costumam colocar o mesmo código de barras (barcode) no frasco, além do impresso na embalagem. E nesse caso, geralmente, é uma etiqueta transparente.

02. Outra forma de identificar um perfume original é observar o número ou o código de lote (batch code), que geralmente é um adesivo ou uma etiqueta transparente colada no frasco, que também pode vir impresso em baixo relevo na caixa. O código de lote (batch code) é o controle da produção que resulta na data de fabricação do lote e a validade da mesma.
Vale lembrar que atualmente algumas marcas, como por exemplo, Thierry Mugler, não estão trazendo o código de lote (batch code) em alguns frascos de perfumes.

03. Antes de comprar quaisquer perfumes que não conheça a fragrância, experimente, teste, pesquise, leia opiniões sobre a fragrância, a família olfativa, as notas olfativas da pirâmide olfativa, entre outras informações que possam estar disponíveis.

04. Recomendamos fortemente não "dar blind" em perfumes, ou seja, comprar perfumes no escuro ou as cegas, sem conhecer ou testar, a menos que você goste da prática que é interessante para alguns usuários. Porém, é um risco e com possibilidade de arrependimento.

05. Se gostar muito de uma fragrância de um perfume e gostaria de ter mais perfumes com a mesma tendência, não compre pela marca ou pela casa de perfumaria, mas pelo perfumista e/ou a mesma família olfativa e/ou com a pirâmide olfativa bem semelhante. A chance de gostar e ter satisfação são muito maiores.

06. É recomendável guardar os perfumes em locais escuros, secos, frescos e de preferência nas caixas originais. Ao expor os perfumes a ambientes de calor, umidade e luz, as substâncias das fragrâncias podem sofrer alterações. Prefira locais escuros ou com pouca luz e frescos, como armários ou estantes. Evite guardá-los no banheiro, pois é uma área de grande umidade.

07. É recomendável aplicar a fragrância do perfume assim que sair do banho e antes de colocar a roupa. A umidade ajuda a pele segurar por mais tempo a fragrância e seu aroma.

08. Não aplique a fragrância do perfume em pele irritada ou lesionada. Proteja os olhos durante a aplicação.

09. A fragrância de um perfume é intensificada pelo calor do seu corpo. Aplique a fragrância nas partes mais pulsantes do seu corpo e com maior circulação sanguínea, tais como: atrás das orelhas, atrás dos joelhos, dobras dos braços, entre os seios, nuca e pescoço, parte interna das coxas, pulsos e umbigo.

10. Depois de aplicar a fragrância evite esfregar a pele onde aplicou a fragrância. Isso quebra a fragrância, fazendo com que ela desapareça mais rapidamente.

11. É importante lembrar que a projeção e a fixação de uma fragrância se diferenciam de pessoa para pessoa, por muitos fatores, sendo o tipo de pele um dos fatores principais para um bom desempenho da fragrância em relação a projeção e fixação.

12. Se possível, mantenha a pele hidratada. As fragrâncias dos perfumes têm melhores desempenhos em peles hidratadas. Aplique hidratante neutro ou da mesma composição de pirâmide olfativa da fragrância para potencializar o desempenho. 
Os hidratantes corporais com fragrâncias diferentes das fragrâncias dos perfumes resultam em grandes possibilidades de combinações, os chamados "layers" ou "layring" (aplicação de fragrâncias em camadas, uma sobre a outra). "Layers" é uma prática que deve ser testada.



Perfume ao Vento
Quem Somos


Marta Varekai Sarah Borges

Somos entusiastas, aficionadas e apaixonadas por perfumes e fragrâncias... O Blog Perfume ao Vento é elaborado para os amantes da indústria de perfumaria mundial, em especial os perfumes e as fragrâncias femininas. 

Não comercializamos perfumes de forma direta, mas haverão links publicitários de lojas online, caso queira pesquisar e comprar seu perfume.

IMPORTANTE: Escreva criticando ou opinando. Você e sua opinião são importantes para nosso crescimento! 

Acompanhe Perfume ao Vento nas redes sociais. 

Abraço perfumado.
Email Twitter  Facebook  Instagram  Pinterest




0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.