Original ou falso? Muitas vezes surgem dúvidas sobre a autenticidade de um perfume.
No entanto, seguindo algumas dicas simples, é possível ficar mais alerta de como identificar um perfume original ou falso.
Então, aqui vão algumas dicas para reconhecer um perfume original ou falso, ou seja, identificar um perfume fake.
Atualização: 16/02/2023- 14:57:00 h
Original ou Falso?
Apresentação
Um dos principais sinais de um perfume falso, falsificado ou fake é o barateamento significativo na produção do mesmo, desde as embalagens até as fragrâncias.
Porém, o perfume falsificado é de baixa qualidade podendo ser distinguido sem nem mesmo olhar para dentro da caixa da embalagem.
Através de alguns sites interligados aos bancos de dados dos fabricantes que informam através do código de lote (batch code) de um perfume original com as informações da data de fabricação e a sua validade. Mas vale lembrar que vai muito além disso.
Site Check Cosmetic
a) Selecione na caixa combo ou caixa de combinação (entrada de dados com a setinha para baixo) a marca do seu perfume através da opção Select brand ou digite a marca do seu perfume na opção de pesquisa rápida Quick brand search.
b) Na opção Enter code, insira o código do seu perfume que vem no fundo do frasco e/ou da embalagem.
Exemplo inserido: Dolce & Gabbana, Light Blue, com código 6174.
c) Clique no botão "Calculate".
d) Resultado:
Date of manufacture (data de fabricação): 22 de junho de 2016.
General shelf life (validade): 36 meses.
Valid at least for the next 20 months (válido pelo menos pelos próximos 20 meses).
e) Quando o número de lote do seu perfume não está registrado no banco de dados do fabricante ou foi digitado incorretamente a resposta é uma mensagem de erro.
Error: specified code is not supported, or is not correct. (Erro: o código especificado não é suportado ou está incorreto).
Mas não se desespere... Há a possibilidade de não ter sido incluído no banco de dados de acordo com a data de fabricação.
Selo ADIPEC
O selo ADIPEC é um selo dourado e autoadesivo que garante a procedência de um perfume importado que é registrado no INPI (Instituo Nacional de Propriedade Industrial).
O selo é utilizado por todos as empresas associadas que importam e distribuem os perfumes no Brasil com o objetivo de garantir a legalidade dos produtos comercializados.
O selo possui propriedade autodestrutível que torna impossível a sua remoção para reutilização em outro produto. É colado diretamente sobre o cartucho de cartolina e/ou no celofane que envolve a embalagem externa (caixa) do perfume.
O selo tem dimensões de 15x15 mm, apresenta na sua linha vertical o nome do associado, importador/distribuidor e na horizontal, código criptografado que permite o seu rastreamento no mercado, possibilidade dessa forma a localização da loja onde o produto foi adquirido.
Apresenta ainda uma combinação de elementos gráficos que não podem ser vistos a “olho nu” com outros efeitos coloridos de profundidade e movimento, além de outros níveis de segurança com elementos que somente podem ser vistos com o uso de dispositivo e autenticação especial.
Vale ressaltar que um perfume importado original poderá não conter o selo ADIPEC e o mesmo ser um perfume original, pois a empresa que importa e distribui não é uma empresa associada.
Embalagem
Papel Celofane
O papel celofane é parte integrante da embalagem de um perfume original ou até mesmo de um perfume falso, que geralmente. Geralmente, a embalagem é composta pelo papel celofane e pelas caixas externa e interna de papelão.
A minoria dos perfumes originais não vem envolvido em papel celofane. No entanto, se o papel celofane estiver presente na caixa externa de papelão, ele deve ser bem analisado. Então, preste atenção aos seguintes itens abaixo:
a) O papel celofane envolto na caixa externa de papelão do perfume original é sempre de alta qualidade, fino, limpo, muito bem aplicado, bem esticado, sem bolhas, sem rugas e sem deformações.
b) A "costura" (emenda) do papel celofane envolto na caixa externa de papelão do perfume original não é maior que 6 milímetros. Além disso, não apresentar irregularidades e não conter vestígios de cola, pois no perfume original, a "costura" é selada através do método térmico (aquecimento), o que produz uma "costura" perfeitamente uniforme, muito fina e delicada.
Dificilmente no perfume falsificado a "costura" é perfeita.
c) Os elementos informativos impressos na caixa de papelão do perfume original, tais como textos, gráficos, logotipos, logomarcas, símbolos, ícones, selos, entre outros elementos, devem ser claramente visíveis através do papel celofane.
As caixas de papelão (externa e interna) do perfume original também deve ser observada com um olhar mais atento, principalmente os seguintes itens abaixo:
a) A caixa externa do perfume original é feita de papelão de alta qualidade com uma gramatura grossa ou média. Também pode ser de plástico de alta qualidade.
Os perfumes originais, principalmente os importados, são produzidos com matérias-primas de alta qualidade.
b) Os cortes da caixa externa são bem cortadas, dobradas e muito bem encaixadas.
c) Os elementos informativos sobre o perfume original presentes na caixa externa são impressos em alta qualidade.
Os textos, gráficos, logotipos, logomarcas, símbolos, ícones, selos, entre outros elementos devem ter uma impressão perfeita. Nunca embaçados, fora de foco, com erros ortográficos ou gramaticais. As informações, geralmente, podem estar presentes nas 5 faces da caixa externa (frente, verso, fundo e laterais). Algumas delas são:
1) O nome do perfume e da marca são basicamente as primeiras informações visualizadas, então preste a atenção no design da fonte do nome, logotipo ou logomarca. Vale a pena fazer uma pesquisa na internet sobre o perfume original para conhecer sobre o design da fonte do nome, logotipo ou logomarca.
2) A classificação ou tipo da fragrância do perfume original são obrigatórias na caixa externa de papelão, tais como Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne, Deo Cologne, De Colônia, entre outras classificações.
3) O gênero da fragrância do perfume original é uma das informações que vem na caixa externa e algumas vezes complementam o nome do perfume.
4) O volume líquido da fragrância contida no frasco do perfume original é de caráter obrigatório na caixa externa de papelão e são representados pelas unidades de volumes líquidos com as representações em mililitros (ml) e onças fluidas (fl.oz., Oz.Fl., Fl.oz ou FL.OZ.).
Uma onça líquida, 1 fl.oz, é igual a 29.57353 ml, assim, 1 fl.oz é aproximadamente 30 ml.
5) Na caixa externa também é informado parte das descrições dos ingredientes e, raramente, a pirâmide olfativa.
Os fabricantes protegem cuidadosamente suas fórmulas e apenas são descritas as substâncias que são alérgenos em potencial e podem fazer mal à saúde humana.
6) A origem do país da fabricação do perfume original é impressa na caixa externa, na maioria das vezes no fundo da caixa, precedido de "Made in", por exemplo: Made in France, Made in Italy, entre outros países de origem.
Nunca é impresso o nome de uma cidade, com por exemplo Made in Paris (a cidade da França), Made in Londres (a cidade da Inglaterra).
7) Outra informação que também é possível saber a origem do país da fabricação do perfume original é o Código de Barras (Barcode) código tipo EAN-13, com 13 dígitos, impresso na caixa externa.
O código de barras atende a alguns requisitos, tais como os 3 primeiros dígitos do código de barras indicam o país de origem da fabricação, produção, do perfume original, não necessariamente o pais de origem da marca, mas na maioria das vezes sim. Os 4 dígitos seguinte aos 3 dígitos iniciais representam o número e a identificação do registro da marca.
8) O código do lote (batch code) é uma combinação de letras e números que identifica a data de fabricação do lote e a validade do perfume, geralmente, vem impresso me baixo relevo no fundo da caixa externa de papelão. Também pode ser em forma de adesivo opaco ou transparente colada no fundo frasco.
9) O código QR Code (Quick Response Code - Código de Resposta Rápida) criado em 1994, é uma evolução do Barcode (Código de Barras) sendo esquecido por muitos anos e muito utilizado atualmente.
8) O código do lote (batch code) é uma combinação de letras e números que identifica a data de fabricação do lote e a validade do perfume, geralmente, vem impresso me baixo relevo no fundo da caixa externa de papelão. Também pode ser em forma de adesivo opaco ou transparente colada no fundo frasco.
9) O código QR Code (Quick Response Code - Código de Resposta Rápida) criado em 1994, é uma evolução do Barcode (Código de Barras) sendo esquecido por muitos anos e muito utilizado atualmente.
O código nos oferece informações sobre um produto, um artigo ou um serviço. Para o ler código é preciso de um celular com câmera e baixar um aplicativo que leia o código, atualmente há vários aplicativos.
Ao abrir o aplicativo e apontar a câmera para o código, o mesmo encaminha para algum serviço da internet definido pela marca, tais como e-mail, um vídeo, o site da marca, uma página especifica da marca onde tenha informações do produto, entre outra possibilidades de informações existentes na internet.
10) O símbolo ou ícone da chama dentro de um losango indica que o produto contido na embalagem é altamente inflamável. No caso, indica que a fragrância do perfume não deve ser pulverizada perto de chamas.
11) O símbolo ou ícone E-mark representado pela letra redonda “e” significa que o conteúdo do frasco contém exatamente a quantidade do produto indicada e declarada pela marca ou fabricante. Geralmente está impresso ao lado da informação do volume.
Perfume ao Vento
Ao abrir o aplicativo e apontar a câmera para o código, o mesmo encaminha para algum serviço da internet definido pela marca, tais como e-mail, um vídeo, o site da marca, uma página especifica da marca onde tenha informações do produto, entre outra possibilidades de informações existentes na internet.
10) O símbolo ou ícone da chama dentro de um losango indica que o produto contido na embalagem é altamente inflamável. No caso, indica que a fragrância do perfume não deve ser pulverizada perto de chamas.
11) O símbolo ou ícone E-mark representado pela letra redonda “e” significa que o conteúdo do frasco contém exatamente a quantidade do produto indicada e declarada pela marca ou fabricante. Geralmente está impresso ao lado da informação do volume.
12) O símbolo ou ícone redondo com setas pretas e brancas interligadas é denominado Green Dot ou Gruner Punkt, significam ponto verde, símbolo europeu para embalagens produzidas com matéria-prima reciclada.
O símbolo verdadeiro tem a seta preta ou mais escura virada para a direita.
a) A caixa interna de papelão, assim como a caixa externa, tem que ter o papelão de alta qualidade. A caixa interna de papelão é uma caixa ou um encaixe anatômico, dentro da caixa externa, projetada exclusivamente para encaixar o frasco de perfume com a finalidade para que o mesmo não fique solto dentro da caixa externa. Pois, o mesmo não deve balançar ou chocalhar dentro da caixa externa.
b) A caixa interna de papelão não possui nenhum tipo de impressão, adesivos.
Frasco
É mais fácil distinguir uma falsificação se você souber a aparência original do frasco, mas se não, observe os seguintes itens abaixo, facilitará um pouco. Mas, infelizmente ao comprar um perfume em lojas físicas ou online, ele vem totalmente embalado. E caso não venha, desconfie.
a) O frasco do perfume original é de vidro de alta qualidade, espesso, pesado, superfície lisa, sem arestas, sem irregularidades nas "costuras" (emendas) e com uma simetria perfeita. Os plásticos ou metais são de alta qualidade.
b) O frasco do perfume falsificado é de vidro de baixa qualidade, áspero, com irregularidades nas "costuras" (emendas) e com uma simetria perfeita. Os plásticos ou metais são de baixa qualidade.
c) Atualmente a maioria das tampas dos frascos dos perfumes originais são com spray de alta qualidade, bem fixada, não balança e nem se retorce. O que não acontece com com os perfumes falsificados.
d) O tubo do spray do perfume original é bem fino, quase transparente, adaptado ao tamanho do frasco. Às vezes só pode ser visto quando não há líquido dentro dele.
e) O tubo do spray do perfume falso não é tão fino, se destaca claramente, é menos transparente e um pouco maior do que o tamanho do frasco, por isso assume um formato curvado. É válido lembrar que alguns perfumes com semelhanças olfativas, referências olfativas ou contratipos possuem o tube de spray nas condições do perfume falsificado.
Preço
Sem ser a maneira mais confiável de verificar a autenticidade de um perfume original, mas também não poderá ser descartada. Porém, antes de comprar, com uma pesquisa de preços, poderemos tirar um valor médio do preço de um perfume original.
Mas diante de alguns bons descontos em lojas confiáveis, o preço poderá surgir em oferta com um bom desconto. O que não se pode descartar é que o preço de perfume falsificado pode custar 2 a 3 vezes mais barato que seu preço real. Sendo assim, desconfie.
Lojas Confiáveis
Em um imenso mundo de comercio de perfumes importados e nacionais, sempre nos perguntamos se as lojas são confiáveis e se possuem boas reputações. As experiências dos compradores refletem na reputação das lojas.
Assim, vale a pena checar o site Reclame Aqui.
Pesquisar
Pesquisar? Sim! A importância de uma boa pesquisa em qualquer área é fundamental.
Ao se interessar em adquirir um perfume, pesquise textos e imagens das embalagens em sites especializados, tais como lojas online, páginas, blogs, Facebook, Instagram etc., pois isso lhe dará um pouco de conhecimento sobre o mesmo. Parece bobagem, mas não é.
Perfume ao Vento
Quem Somos
Marta Varekai | Sarah Borges |
Somos entusiastas, aficionadas e apaixonadas por perfumes e suas fragrâncias... Não comercializamos perfumes de forma direta, mas haverão links publicitários de lojas online, caso queira pesquisar o preço e comprar seu perfume. Acompanhe Perfume ao Vento nas redes sociais. Abraço perfumado. |