Segmento de Perfumaria [§408]

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Atualização: 09/03/2023 - 20:14 h

Segmento de Perfumaria



Segmento de Perfumaria, de forma simplificada, é o termo usado na indústria de perfumaria para a divisão ou classificação de uma marca da indústria de perfumaria e seus produtos do ponto de vista comercial.

Segmento de Perfumaria é atribuído de acordo com as variações dos critérios das criações das marcas, das fragrâncias dos perfumes, dos perfumes em si (design e produção das embalagens), dos perfumistas, das matérias-primas utilizadas, da produção, das distribuições, das publicidades, das políticas de preços, entre outros aspectos abrangendo desde a criação até a disponibilização no comércio.

Cada marca da indústria de perfumaria está classificada ou dividida em um Segmento de Perfumaria

São oito os tipos de segmentos:


Vale ressaltar que consequentemente as fragrâncias dos perfumes também podem ser classificadas pelos segmentos de perfumarias de acordo com as suas marcas, mas também possuem divisões e classificações independentes devido as suas concentrações, famílias olfativas, notas olfativas, entre outras classificações existentes em sua composição. 





Perfumaria Artesanal
ou Perfumaria Indie



A perfumaria artesanal, também chamada de perfumaria indie, é um segmento da indústria de perfumes cujas produções vão além dos métodos tradicionais das produções das fragrâncias de perfumes.

É um segmento de perfumaria independente e muito criativo dentro da indústria de perfumaria como um todo e ocupa um pequeno nicho ou uma pequena parte do mercado e, geralmente, não foca na popularidade comercial. 

Não segue tendências da moda e nem as regras e restrições estabelecidas pela IFRA (International Fragrance Association - Associação Internacional de Fragrâncias - organização à qual pertence à maioria das marcas e fabricantes da indústria de perfumaria).

Algumas marcas do segmento de perfumaria artesanal ou indie na indústria de perfumaria: 
  • A Beautiful Life,
  • Alexandria Fragrances,
  • Black Phoenix Alchemy Lab,
  • Bortnikoff,
  • Edgardio Chilini,
  • Magma, Nimerè Parfums, e
  • Serge Dumonten, Voronoi, entre outras marcas.





Perfumaria de Celebridades



A perfumaria de celebridades é um segmento da indústria de perfumes entre o segmento de perfumaria de massa e a perfumaria de luxo.

principal característica é a participação dos nomes das celebridades nos perfumes, em campanhas publicitárias e com um custo mais acessível no comércio, o que permite atrair uma ampla gama de clientes. 

Com a ajuda da comercialização do perfume com seu nome, a celebridade cria um novo canal de comunicação com o público, e os fãs ficam mais próximos do ídolo. 

No entanto, nem sempre as celebridades participam da criação da composição; na maioria das vezes, seu papel se limita a vender os direitos de uso do nome e filmar em uma campanha publicitária. 

Muitas vezes os perfumes classificados nesse segmento são facilmente encontrados em lojas de perfumarias, lojas de departamentos, lojas online, lojas físicas de cosméticos, supermercados, entre outros locais de comércio.

Algumas marcas do segmento de perfumaria de celebridades na indústria de perfumaria: 
  • Antonio Banderas, 
  • Ariana Grande, 
  • Beyonce,
  • Britney Spears, 
  • Christina Aguilera, 
  • Jennifer Lopez, 
  • Juliana Paes, 
  • Naomi Campbell,
  • Sarah Jessica Parker, e 
  • Shakira, entre outras marcas.






Perfumaria de Luxo
ou Perfumaria de Elite



A perfumaria de luxo, também chamada de perfumaria de elite, é um segmento especial da indústria de perfumaria que são produzidas e administradas por grandes empresas do ramo que detém o direito de produção e comercialização de cada uma das marcas as quais representam.

O custo dos perfumes desse segmento é relativamente alto, porém varia de acordo com as políticas de comercialização da empresas representantes e as empresas das marcas.

As principais características da perfumaria de luxo é o interesse comercial e ampla distribuição para comercialização. Os perfumes de “luxo”, comumente, atendem aos mais altos padrões em termos de características técnicas, porém, em sua maioria, não é conceitual; raramente transmite ideias complexas, o seu objetivo é enquadrar-se na imagem da marca, agradar à maioria dos clientes e vender bem. 

Para garantir alto desempenho comercial, as marcas produzem composições comerciais compreensíveis, realizam campanhas publicitárias em grande escala e expandem a área de distribuição.

Algumas marcas do segmento de perfumaria de luxo: 
  • Bvlgari, 
  • Calvin Klein, 
  • Cartier, 
  • Chanel, 
  • Dolce & Gabbana, 
  • Dior, 
  • Estée Lauder,
  • Giorgio Armani, 
  • Gucci, 
  • Guerlain, 
  • Hermès, 
  • Houbigant, 
  • Kenzo, 
  • Mugler, 
  • Shiseido, e 
  • Tiffany, entre outras marcas.


Perfumaria de Massa ou
Perfumaria de Mass Market



A perfumaria de massa, também chamada de perfumaria de mass market é um segmento da indústria de perfumaria onde as marcas possuem suas políticas de preços mais acessíveis, com uma ampla produção dos seus produtos, com grande rede de distribuição e comercialização dos mesmos através de várias estratégias de divulgação (mass market - marketing em massa).

É um dos maiores e mais populares segmentos de perfumaria e em sua maioria com a comercialização dos perfumes através de lojas físicas próprias, lojas online ou revistas através de revendedoras.

Algumas marcas do segmento de massa são: 
  • Avon, 
  • Bi-Es,
  • Brocard, 
  • Eudora,
  • Faberlic, 
  • La Rive,
  • Mary Kay, 
  • Natura, 
  • O Boticário, 
  • Oriflame, 
  • Paris Elysées, e 
  • Zara, entre outras marcas. 

As marcas Avon, Natura e O Boticário estão mudando suas políticas de produção e comercialização para uma possível troca do segmento de massa para o segmento de luxo, porém, ainda estão classificadas no segmento de perfumaria de massa.






Perfumaria de Nicho
ou Perfumaria Seletiva



A perfumaria de nicho também chamada de perfumaria seletiva é um dos menores segmentos da indústria de perfumaria e teve início por volta dos anos 70/80, com produções independentes com ênfase na natureza experimental, artística e com uma política de preços elevadíssima.

A maioria das marcas desse segmento é comercializada em lojas ou boutiques próprias. As produções são limitadas, criadas de uma forma original com matérias-primas diferenciadas, de alta qualidade e quase artesanal por algumas marcas.

Algumas marcas do segmento de perfumaria de nicho na indústria de perfumaria são: 
  • Amouage, 
  • Byredo, 
  • De Penhaligon, 
  • Jo Malone, 
  • Kilian,
  • Mancera, 
  • Moléculas Escêntricas, 
  • Montale, 
  • Tiziana, e 
  • Tom Ford, entre outras.





Perfumaria Natural



A perfumaria natural é uma subseção ou um subsegmento do segmento de perfumaria de nicho que como o próprio nome revela sua produção é somente como matérias-primas aromáticas de origem natural. 

Seus preços são elevadíssimos.

Algumas marcas do segmento de perfumaria natural são: 
  • Anna Zworykina Perfumes, 
  • Aftelier, Waters + Wild, 
  • Hiram Green, e 
  • JoAnne Bassett, entre outras.





Perfumaria Numerada



A perfumaria numerada é uma subseção ou um subsegmento do segmento de perfumaria de massa cuja característica pode ser considerada uma produção muito semelhante, ou até idênticas, das produções das fragrâncias dos perfumes famosos cujos nomes são substituídos por números de série e com preços bem acessíveis em relação aos quais foram “copiados”.
As produções das marcas desse segmento incluem os nomes dos perfumes na forma de números, letras ou suas combinações e as composições das fragrâncias são já conhecidas e semelhantes às existentes; réplicas.

Algumas marcas do segmento de perfumaria numerada são: 
  • Dilis, 
  • Indigo,
  • Reni Parfum, e 
  • S Parfum, entre outras.





Perfumaria Premium



A perfumaria premium é um segmento que inclui as produções da indústria de perfumes das marcas com política de preço médio. 

Preços entre os segmentos das perfumarias de luxo e de massa e comercializadas em várias lojas próprias, lojas de departamentos e supermercados com ampla distribuição e com um público numeroso.

Algumas marcas do segmento de perfumaria numerada são:
  • Masaki Matsushima, e 
  • Roger Gallet, entre outras marcas.





12 DICAS PARA VOCÊ!

01. Um perfume original, assim como produtos mundialmente cadastrados, possui um código de barras (barcode) impresso na caixa, jamais em forma de adesivo ou etiqueta.
Caso tenha o código de barras (barcode) em etiqueta, desconfie da originalidade. Porém, algumas marcas costumam colocar o mesmo código de barras (barcode) no frasco, além do impresso na embalagem. E nesse caso, geralmente, é uma etiqueta transparente.

02. Outra forma de identificar um perfume original é observar o número ou o código de lote (batch code), que geralmente é um adesivo ou uma etiqueta transparente colada no frasco, que também pode vir impresso em baixo relevo na caixa. O código de lote (batch code) é o controle da produção que resulta na data de fabricação do lote e a validade da mesma.
Vale lembrar que atualmente algumas marcas, como por exemplo, Thierry Mugler, não estão trazendo o código de lote (batch code) em alguns frascos de perfumes.

03. Antes de comprar quaisquer perfumes que não conheça a fragrância, experimente, teste, pesquise, leia opiniões sobre a fragrância, a família olfativa, as notas olfativas da pirâmide olfativa, entre outras informações que possam estar disponíveis.

04. Recomendamos fortemente não "dar blind" em perfumes, ou seja, comprar perfumes no escuro ou as cegas, sem conhecer ou testar, a menos que você goste da prática que é interessante para alguns usuários. Porém, é um risco e com possibilidade de arrependimento.

05. Se gostar muito de uma fragrância de um perfume e gostaria de ter mais perfumes com a mesma tendência, não compre pela marca ou pela casa de perfumaria, mas pelo perfumista e/ou a mesma família olfativa e/ou com a pirâmide olfativa bem semelhante. A chance de gostar e ter satisfação são muito maiores.

06. É recomendável guardar os perfumes em locais escuros, secos, frescos e de preferência nas caixas originais. Ao expor os perfumes a ambientes de calor, umidade e luz, as substâncias das fragrâncias podem sofrer alterações. Prefira locais escuros ou com pouca luz e frescos, como armários ou estantes. Evite guardá-los no banheiro, pois é uma área de grande umidade.

07. É recomendável aplicar a fragrância do perfume assim que sair do banho e antes de colocar a roupa. A umidade ajuda a pele segurar por mais tempo a fragrância e seu aroma.

08. Não aplique a fragrância do perfume em pele irritada ou lesionada. Proteja os olhos durante a aplicação.

09. A fragrância de um perfume é intensificada pelo calor do seu corpo. Aplique a fragrância nas partes mais pulsantes do seu corpo e com maior circulação sanguínea, tais como: atrás das orelhas, atrás dos joelhos, dobras dos braços, entre os seios, nuca e pescoço, parte interna das coxas, pulsos e umbigo.

10. Depois de aplicar a fragrância evite esfregar a pele onde aplicou a fragrância. Isso quebra a fragrância, fazendo com que ela desapareça mais rapidamente.

11. É importante lembrar que a projeção e a fixação de uma fragrância se diferenciam de pessoa para pessoa, por muitos fatores, sendo o tipo de pele um dos fatores principais para um bom desempenho da fragrância em relação a projeção e fixação.

12. Se possível, mantenha a pele hidratada. As fragrâncias dos perfumes têm melhores desempenhos em peles hidratadas. Aplique hidratante neutro ou da mesma composição de pirâmide olfativa da fragrância para potencializar o desempenho. 
Os hidratantes corporais com fragrâncias diferentes das fragrâncias dos perfumes resultam em grandes possibilidades de combinações, os chamados "layers" ou "layring" (aplicação de fragrâncias em camadas, uma sobre a outra). "Layers" é uma prática que deve ser testada.


Perfume ao Vento
Quem Somos


Marta Varekai Sarah Borges

Somos entusiastas, aficionadas e apaixonadas por perfumes e fragrâncias... O Blog Perfume ao Vento é elaborado para os amantes da indústria de perfumaria mundial, em especial os perfumes e as fragrâncias femininas. 

Não comercializamos perfumes de forma direta, mas haverá links publicitários de lojas online, caso queira pesquisar e comprar seu perfume.

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Abraço perfumado.
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