Pirâmide Olfativa [§413]

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Publicação: 16/03/2023

Pirâmide Olfativa



Pirâmide Olfativa, de forma simplificada, é o termo usado na indústria de perfumaria para a representação da estrutura da fragrância de um perfume representada graficamente na forma de pirâmide ou de triângulo isósceles ou equilátero. 

Também, de forma menos comum, a Pirâmide Olfativa é chamada de Estrutura Olfativa.

Pirâmide Olfativa é composta por elementos ou componentes aromáticos (notas olfativas) da fragrância e é dividida em três níveis chamados níveis olfativos, divisões olfativas ou classes olfativas.

Os níveis olfativos, divisões olfativas ou classes olfativas da Pirâmide Olfativa são chamadas de notas olfativas de saída (também chamada de topo, superior ou cabeça), notas olfativas de coração (também chamado de corpo meio) e notas olfativas de fundo (também chamado de base), na ordem de cima para baixo na representação da Pirâmide Olfativa





Pirâmide Olfativa
Nota Olfativa



Nota Olfativa é o termo usado na indústria de perfumaria para descrever cada componente aromático que faz parte da composição da fragrância de um perfume.

De forma simplificada, cada nota olfativa se destaca por seu aroma dominante, pela sua família olfativa e ao seu tempo de evaporação na composição dando vida ao longo do dia à fragrância.

Após a primeira borrifada da fragrância, a composição da mesma começa a agir. A ação ou evolução da fragrância acontece de acordo com a sua  composição da pirâmide olfativa.

Na representação ou identificação de uma pirâmide olfativa de uma fragrância, de cima para baixo, temos:




Notas Olfativas de Saída



As notas olfativas de saída também são chamadas de notas olfativas superior, notas olfativas de topo ou notas olfativas de cabeça. 

Elas compõem a primeira parte ou a parte superior da pirâmide olfativa e são as primeiras notas olfativas a serem sentidas após a aplicação da fragrância.

Criam a primeira impressão da fragrância e abrem instantaneamente.

Geralmente as notas olfativas de saída de uma fragrância possuem uma longevidade volátil entre 10-20 minutos e suas composições aromáticas são leves, verdes, frescas, refrescantes, cítricos, frutas cítricas, aromáticos leves, entre outras. 

As notas olfativas de saída são agradáveis. No entanto são "rapidamente" substituídas pelas notas olfativas de coração.






Notas Olfativas de Coração



As notas olfativas de coração também são chamadas de notas olfativas de corpo ou notas olfativas de meio.

Elas compõem a segunda parte ou o meio da pirâmide olfativa e evoluem após a evolução das notas olfativas de saída, e, por vezes começam a evoluir um pouco antes ou juntamente com elas.

Geralmente as notas olfativas de coração de uma fragrância possuem uma longevidade entre 3-5 horas e suas composições aromáticas são flores, frutas, matérias-primas picantes, especiarias, entre outras.


Notas Olfativas de Fundo



As notas olfativas de fundo também são chamadas de notas olfativas de base.

Elas compõem a terceira parte ou a base da pirâmide olfativa e demoram mais evoluírem e a serem percebidas, surgindo horas depois da aplicação. Evoluem após as notas olfativas de coração, e, por vezes começam a evoluir um pouco antes ou juntamente com elas.

Geralmente as notas olfativas de fundo de uma fragrância possuem uma longevidade entre 5/6-8 horas ou mais e suas composições aromáticas são mais complexas, pesadas e intensas tais como âmbar, almíscar, baunilha, fava tonka, couro, madeiras, tabaco, resinas, musgos, entre outras.









12 DICAS PARA VOCÊ!

01. Um perfume original, assim como produtos mundialmente cadastrados, possui um código de barras (barcode) impresso na caixa, jamais em forma de adesivo ou etiqueta.
Caso tenha o código de barras (barcode) em etiqueta, desconfie da originalidade. Porém, algumas marcas costumam colocar o mesmo código de barras (barcode) no frasco, além do impresso na embalagem. E nesse caso, geralmente, é uma etiqueta transparente.

02. Outra forma de identificar um perfume original é observar o número ou o código de lote (batch code), que geralmente é um adesivo ou uma etiqueta transparente colada no frasco, que também pode vir impresso em baixo relevo na caixa. O código de lote (batch code) é o controle da produção que resulta na data de fabricação do lote e a validade da mesma.
Vale lembrar que atualmente algumas marcas, como por exemplo, Thierry Mugler, não estão trazendo o código de lote (batch code) em alguns frascos de perfumes.

03. Antes de comprar quaisquer perfumes que não conheça a fragrância, experimente, teste, pesquise, leia opiniões sobre a fragrância, a família olfativa, as notas olfativas da pirâmide olfativa, entre outras informações que possam estar disponíveis.

04. Recomendamos fortemente não "dar blind" em perfumes, ou seja, comprar perfumes no escuro ou as cegas, sem conhecer ou testar, a menos que você goste da prática que é interessante para alguns usuários. Porém, é um risco e com possibilidade de arrependimento.

05. Se gostar muito de uma fragrância de um perfume e gostaria de ter mais perfumes com a mesma tendência, não compre pela marca ou pela casa de perfumaria, mas pelo perfumista e/ou a mesma família olfativa e/ou com a pirâmide olfativa bem semelhante. A chance de gostar e ter satisfação são muito maiores.

06. É recomendável guardar os perfumes em locais escuros, secos, frescos e de preferência nas caixas originais. Ao expor os perfumes a ambientes de calor, umidade e luz, as substâncias das fragrâncias podem sofrer alterações. Prefira locais escuros ou com pouca luz e frescos, como armários ou estantes. Evite guardá-los no banheiro, pois é uma área de grande umidade.

07. É recomendável aplicar a fragrância do perfume assim que sair do banho e antes de colocar a roupa. A umidade ajuda a pele segurar por mais tempo a fragrância e seu aroma.

08. Não aplique a fragrância do perfume em pele irritada ou lesionada. Proteja os olhos durante a aplicação.

09. A fragrância de um perfume é intensificada pelo calor do seu corpo. Aplique a fragrância nas partes mais pulsantes do seu corpo e com maior circulação sanguínea, tais como: atrás das orelhas, atrás dos joelhos, dobras dos braços, entre os seios, nuca e pescoço, parte interna das coxas, pulsos e umbigo.

10. Depois de aplicar a fragrância evite esfregar a pele onde aplicou a fragrância. Isso quebra a fragrância, fazendo com que ela desapareça mais rapidamente.

11. É importante lembrar que a projeção e a fixação de uma fragrância se diferenciam de pessoa para pessoa, por muitos fatores, sendo o tipo de pele um dos fatores principais para um bom desempenho da fragrância em relação a projeção e fixação.

12. Se possível, mantenha a pele hidratada. As fragrâncias dos perfumes têm melhores desempenhos em peles hidratadas. Aplique hidratante neutro ou da mesma composição de pirâmide olfativa da fragrância para potencializar o desempenho. 
Os hidratantes corporais com fragrâncias diferentes das fragrâncias dos perfumes resultam em grandes possibilidades de combinações, os chamados "layers" ou "layring" (aplicação de fragrâncias em camadas, uma sobre a outra). "Layers" é uma prática que deve ser testada.


Perfume ao Vento
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Marta Varekai Sarah Borges

Somos entusiastas, aficionadas e apaixonadas por perfumes e fragrâncias... O Blog Perfume ao Vento é elaborado para os amantes da indústria de perfumaria mundial, em especial os perfumes e as fragrâncias femininas. 

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