Perfume Tabu Dana Eau de Cologne [§288]

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A marca e empresa Dana Classics, fundada em 1932, por Javier Serra, na cidade de Barcelona, Espanha, lançou no mesmo ano de fundação da empresa o perfume feminino Tabu Dana com a fragrância criada pelo perfumista francês Jean Carles (1892–1966)





Tabu Dana


  PRONÚNCIA DO NOME DO PERFUME
Conteúdo da Postagem


Apresentação
Tabu Dana


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Entre memórias olfativas, amores e ódios, o perfume Tabu, criado em 1932 e produzido até os dias de hoje, esteve ou está presente nas vidas de muitas mulheres e homens. 
É um perfume polêmico desde a sua criação e um pouco mal interpretado ou, talvez, desvalorizado pela sua história de criação e/ou seu preço, pois ainda há quem pense que em perfumes baratos não podemos encontrar boas fragrâncias.

Javier Sierra, fundador da marca e da empresa Dana pediu ao famoso perfumista francês Jean Carles (1892–1966) para criar um perfume cuja fragrância fosse extremamente sensual com cheiro de "pecado" e que beirasse a "promiscuidade". 
Uma fragrância proibida; e, segundo a lenda histórica sobre sua criação, que fosse uma fragrância ideal para as "damas da noite", "cortesãs" e "prostitutas".
 
A intenção era a criação de um perfume com uma fragrância moderna e intensa para mulheres modernas, que gostavam de ser femininas, de usar a feminilidade e a sensualidade sem temor.

Independentemente da polêmica relacionada com a inspiração e criação da fragrância, realmente até hoje ela continua polêmica, desejada e indesejada por muitos, não pelo fato relacionado às "cortesãs" e "prostitutas", mas pela quantidade exagerada do uso, mesmo a fragrância possuindo um rastro (silagem), projeção e fixação intensa, o uso era exagerado.

O perfume Tabu ainda vive e tem força pelo mundo inteiro, sendo amado e odiado, e ao longo do tempo adquiriu vários designs de embalagens, frascos e volumes. 
A fragrância foi reformulada duas vezes, em 1977 e 2001, sem alterar sua essência marcante e sempre com base nas mesmas notas olfativas. 

O perfume chegou ao Brasil em 1956 e carregando consigo a fama de ter cheiro forte, intenso e de ser um perfume de mulheres com "moral duvidosa". Aos poucos as opiniões foram mudando, mas ainda há restrições. 

Várias versões ou flankers foram lançadas pelo mundo.

 


Perfumista Jean Carles


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Jean Carles (1892–1966) lendário perfumista francês que trabalhou no início do século XX na "Roure Bertrand Dupont, Inc.", atualmente Givaudan, fabricante suíça de sabores, fragrâncias e ingredientes cosméticos.

Em 1946, ele fundou a "Roure Perfumery School" (Escola de Perfumaria Roure), sendo o primeiro diretor da escola e criando o "Jean Carles Method" (Método Jean Carles) que passou a ser seu método e sua teoria de ensino para memorizar e compreender matérias-primas de perfumaria usadas para treinar perfumistas novatos. Também foi mentor de vários perfumistas, assim como os grandes perfumistas Jacques Polge e Monique Schlienger.

 


Frasco
Tabu Dana


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Ao longo do tempo e da história do perfume Tabu muitos frascos foram projetados e lançados pelo mundo, alguns mais sofisticados, outros mais simples, alguns com borrifadores, outros sem. No Brasil, o frasco é mais simples e sem borrifador com volume de 60 ml. 

Os vários frascos já lançados pelo mundo possuem diferentes volumes de 60 ml, 68 ml, 88 ml, 89 ml e 100 ml.

Os frascos sem borrifadores trazem a nostalgia de se perfumar aplicando a fragrância na ponta do dedo e depois nos locais desejados, além disso, pode-se colocar um pouco da fragrância no interior da tampa e ir aplicando nos locais desejados como se fazia no passado.

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O frasco mais lendário e icônico do perfume é o frasco em formato de violino, que ainda pode ser encontrado para venda, onde o frasco era apresentado nas propagandas da época com o famoso quadro "Kreutzer Sonata" de 1901 pintado por René François Xavier Prinet, que por sua vez se inspirou na novela "The Kreutzer Sonata" do autor russo Lev Tolstói publicada em 1889, que igualmente se inspirou na "Sonata Nº 9" de Beethoven (1803). 

Segundo a marca o primeiro anúncio impresso "The Violinist"( O Violinista) apareceu pela primeira vez na Vogue e Harper's Bazaar em 1941, com a pintura ''The Kreutzer Sonata" do artista francês René Prinet..

 


Fragrância
Tabu  Dana


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A clássica, vintage, lendária e icônica fragrância do perfume Tabu é classificada na família olfativa oriental-floral, uma das primeiras fragrâncias de família olfativa oriental, traz uma pirâmide olfativa composta por notas olfativas marcantes, complexas, pesadas, intensas, cítricas, quentes, sensuais, balsâmicas, florais, amadeiradas e com especiarias, todas em excelente harmonia. 

A fragrância do perfume Tabu tem uma saída olfativa fresca, cítrica, aromática e com especiarias em uma saída intensa e agradável.
O coração olfativo da fragrância possui aromas com notas olfativas florais que se misturam com a nota olfativa de especiaria do cravo-da-índia dando ênfase a fragrância em um aroma oriental muito especial. Enquanto o fundo olfativo da fragrância é denso, doce, picante, cremoso, ambarado e amadeirado potencializando misteriosamente o fundo em aromas que proporcionam sensações calorosa, picante, exótica e sensual.

É uma fragrância elegante, diferente e indiferente ao seu tempo de lançamento e da atualidade. Além de muita personalidade, é uma fragrância forte que provoca amores e ódios e que deve ser aplicada com moderação e principalmente testada antes de adquirir.

 





 Especificações
Perfume e Fragrância
Tabu Dana


MarcaDana Classics.
Lançamento: 1932.
Status: Em produção.
Perfumista: Jean Carles.
Tipo: Perfume original. 
Coleção: Tabu Collection Dana.
Gênero: Feminino, podendo ser compartilhável.
Concentração: Eau de Cologne (EDC).
Família Olfativa: Oriental-Floral.
Principais Notas de SaídaLaranja, Bergamota, Especiarias, Néroli e Coentro.
Principais Notas de CoraçãoCravo-da-Índia, Jasmim, Ylang-Ylang, Rosa e Narciso.
Principais Notas de FundoSândalo, Âmbar, Patchouli (Oriza), Almíscar, Benjoim, Musgo de Carvalho, Vetiver e Cedro.
Temporadas/Estações Sugeridas: Outono (mais indicado), Inverno (mais indicado) e Primavera
Períodos de Aplicação Sugeridos: Dia e Noite (mais indicado).
Desempenhos: Projeção de moderada para marcante. Fixação de moderada para alta. 
Projeção e fixação de uma fragrância se diferenciam de pessoa para pessoa, por muitos fatores, sendo o tipo de pele um dos fatores principais para um bom desempenho da fragrância.
Volumes: 60 ml, 68 ml, 88 ml, 89 ml e 100 ml.


 





Tabu Collection
Dana


01. Tabu (Tradicional ou Original)
1932.

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Eau de Cologne - Oriental-Floral.

Perfumista: Jean Carles.

Notas de saída: Laranja, Bergamota, Especiarias, Néroli e Coentro
Notas de coração: Cravo-da-Índia, Jasmim, Ylang-Ylang, Rosa e Narciso. 
Notas de fundo: Sândalo, Âmbar, Patchouli (Oriza), Almíscar, Benjoim, Musgo de Carvalho, Vetiver e Cedro.



02. Tabu Fordibben
2003.

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Eau de Cologne - Floral-Amadeirado-Almiscarado.

Perfumista: Loc Dong.

Notas olfativas: Tangerina, Flor de Ameixa, Rosa Negra, Narciso, Jasmim, Almíscar Negro, Sândalo e Vetiver.



03. Tabu Flores
2006.

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Eau de Cologne - Floral-Amadeirado-Almiscarado.

Notas de saída: Rosa, Frésia e Peônia Branca
Notas de coração: Lírio, Flor de Maracujá, Lírio-do-Vale (Muguet) e Lótus. 
Notas de fundo: Sândalo, Patchouli (Oriza), Almíscar e Baunilha.



04. Tabu Romance
2013.

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Eau de Cologne - Floral-Frutal.

Notas de saída: Bergamota, Groselha Branca, Lima, Cor de Algodão. 
Notas de coração: Orquídea Branca, Flor de Laranjeira e Íris. 
Notas de fundo: Baunilha, Âmbar, Almíscar e Raiz de Orris (LírioFlorentino).
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05. Tabu Segredos
2013.

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Eau de Cologne - Floral-Frutal.

Notas de saída: Bergamota, Framboesa, Figo, Limão Tahiti e Abacaxi. 
Notas de coração: Lótus e Rosa. 
Notas de fundo: Almíscar, Baunilha, Caramelo e Âmbar.

 




Antes de comprar quaisquer perfumes que não conheça a fragrância, experimente, teste, pesquise, leia opiniões sobre a fragrância, a família olfativa, as notas olfativas da pirâmide olfativa, entre outras informações que possam estar disponíveis.

Recomendamos fortemente não "dar blind" em perfumes, ou seja, comprar perfumes no escuro ou as cegas, sem conhecer ou testar, a menos que você goste da prática que é interessante para alguns usuários. Porém, é um risco e com possibilidade de arrependimento.

Se gostar muito de uma fragrância de um perfume e gostaria de ter mais perfumes com a mesma tendência, não compre pela marca ou pela casa de perfumaria, mas pelo perfumista e/ou a mesma família olfativa e/ou com a pirâmide olfativa bem semelhante. A chance de gostar e ter satisfação são muito maiores.

É recomendável guardar os perfumes em locais escuros, secos, frescos e de preferência nas caixas originaisAo expor os perfumes a ambientes de calor, umidade e luz, as substâncias das fragrâncias podem sofrer alterações. Prefira locais escuros ou com pouca luz e frescos, como armários ou estantes. Evite guardá-los no banheiro, pois é uma área de grande umidade.

É recomendável aplicar a fragrância do perfume assim que sair do banho e antes de colocar a roupa. A umidade ajuda a pele segurar por mais tempo a fragrância e seu aroma.

Não aplique a fragrância do perfume em pele irritada ou lesionada. Proteja os olhos durante a aplicação.

A fragrância de um perfume é intensificada pelo calor do seu corpo. Aplique a fragrância nas partes mais pulsantes do seu corpo e com maior circulação sanguínea, tais como: atrás das orelhas, atrás dos joelhos, dobras dos braços, entre os seios, nuca e pescoço, parte interna das coxas, pulsos e umbigo.

Depois de aplicar a fragrância evite esfregar a pele onde aplicou a fragrância. Isso quebra a fragrância, fazendo com que ela desapareça mais rapidamente.

É importante lembrar que a projeção e a fixação de uma fragrância se diferenciam de pessoa para pessoa, por muitos fatores, sendo o tipo de pele um dos fatores principais para um bom desempenho da fragrância em relação a projeção e fixação.

Se possível, mantenha a pele hidratada. As fragrâncias dos perfumes têm melhores desempenhos em peles hidratadas. Aplique hidratante neutro ou da mesma composição de pirâmide olfativa da fragrância para potencializar o desempenho. 
Os hidratantes corporais com fragrâncias diferentes das fragrâncias dos perfumes resultam em grandes possibilidades de combinações, os chamados "layers" ou "layring" (aplicação de fragrâncias em camadas, uma sobre a outra). "Layers" é uma prática que deve ser testada.


 


Quem Somos

Marta Varekai Sarah Borges
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