Saiba um Pouco sobre Notas Olfativas e Estruturas das Notas Olfativas [§005]

Perfume ao Vento - Saiba um Pouco sobre Notas Olfativas e Estruturas das Notas Olfativas

Os perfumes são composições de compostos naturais ou sintéticos e se tornam únicos dependendo dos compostos e do tempo de ação deles para formar, digamos assim, as personalidades dos perfumes.

A terminologia musical (nota) é atribuída na composição dos perfumes como uma metáfora. A nota, na música, representa a menor parte da música e a nota, no perfume, representa a menor parte que identifica um cheiro e é chamada de nota olfativa e se harmonizam e se unem entre si formando o perfume. 

Essa união das notas olfativas ou estruturas das notas olfativas são chamadas de pirâmides olfativas, estrutura linear, estrutura caleidoscópica, estrutura sem cabeça ou sem base ou estrutura ondulante.

Estrutura Pirâmide Olfativa das Notas Olfativas

No caso da pirâmide olfativa é a estrutura que representa o ciclo de um perfume e estão dividas em três classes de acordo com a sua carga volátil sendo chamadas de:
- notas de saída ou notas de cabeça ou notas de topo.
- notas de coração ou notas de corpo ou notas de meio.
- notas de fundo ou notas de base.

Notas de Saída
São as primeiras notas olfativas que são sentidas logo que aplica o perfume definindo a primeira impressão sobre o perfume. São as mais voláteis e evaporam mais rapidamente. 
A evaporação pode acontecer em 15 minutos em média e são notas olfativas mais frescas como as cítricas, herbais, aquáticas, verdes e marinhas.

Notas de Coração
São as notas olfativas que surgem depois que as notas de saída desaparecerem sendo transitórias que são sentidas até surgirem as notas de fundo. Ou seja, elas preparam o caminho para as notas de fundo e a evaporação pode acontecer em 30 minutos em média e são notas olfativas mais encorpadas como as florais frutais, fougère e de especiarias leves.

Notas de Fundo
São as notas olfativas que finalizam o perfume e são mais duradouras, mais densas e agem como fixadores naturais. 
A evaporação pode acontecer em 4 ou mais horas em média, podendo chegar até a 12 horas dependendo da concentração do perfume e são notas olfativas mais densas e substanciais como as amadeiradas, almiscaradas e resinosas.

A pirâmide olfativa com suas notas olfativas servem como um conceito para simplificar a estrutura de um perfume e suas características. Entretanto, é mais complexo do que isso. 
Na verdade, surgiu como uma ferramenta de marketing para os perfumistas apresentarem o perfume ao público alvo.


Estruturas Alternativas das Notas Olfativas

Entretanto, nem todos os perfumes possuem a estrutura de pirâmide possuindo a estrutura linear, caleidoscópio, sem base ou sem cabeça e ondulante. Essa estrutura e mais complexa e mais difícil de encontrar. 
Alguns perfumes de nicho usam as notas olfativas em alguma dessas estruturas.

Estrutura Alternativa Linear
São perfumes que têm uma ou duas notas olfativas podendo permanecer a mesmo do início ao fim.

Estrutura Alternativa Caleidoscópio 
São perfumes que têm notas olfativas que se misturam em composições das notas trabalhando igualmente em harmonia.

Estrutura Alternativa Sem Cabeça ou Base
São perfumes que têm notas olfativas projetadas para serem fugazes. As colônias são bons exemplos para essa estrutura.

Estrutura Alternativa Ondulante
São perfumes que têm notas olfativas em ondas, ou seja, no tempo de vida útil do perfume é possível sentir todas as notas olfativas de forma alternada.


Alguns especialistas afirmam que todas as notas olfativas são perceptíveis no momento da pulverização e o conceito de notas de saída, notas de coração e notas de fundo restringem, sem dúvida, a apenas uma experiência de um perfume em três partes.


PERFUME AO VENTO
Também Deixe seu Comentário.
Se quiser, deixe seu comentário aqui no nosso BLOG ou escreva para nós (perfumeaovento@gmail.com) criticando, elogiando ou opinando. Seu comentário é importante para nós!

Abraço Perfumado...


Design:
Perfume ao Vento





Um comentário:

  1. Nossa, parabéns pelo trabalho; já trabalhei com perfumes mas até hoje não vi um artigo tão completo e convincente como este. Parabéns!
    um beijo !

    Rapeize < link

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.